Direito Tributário Empresarial

É o presente para arquivar, e a quem interessar tornar disponível, algumas divagações no campo do Direito Tributário Empresarial, da Filosofia e outras áreas afins. Lauro Arthur G. S. Ribeiro - Advogado, Professor Substituto (UFPR - 2005/2006) Correções, críticas, sugestões: lauro.r@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Rio Branco, Acre – Eu não esperava que fosse como eu a encontrei

Findos os primeiros sessenta dias de minhas novas funções no “Norte” (ele é maiúsculo mesmo) do Brasil recebi minha primeira “missão acreana”. Visitas ao IMAC, escritório de nosso contador local e de alguns consultores.
.
O que era para ser uma viagem a trabalho acabou também sendo, também, uma grata surpresa.
.
Para enriquecer um pouco a narrativa, e para melhor contextualizar esse texto, adiciono alguns dados (“Google Earth”) que tornam essa conversa mais interessante: distância de São Paulo a Rio Branco, em linha reta, 2.700 km. De Belém a Rio Branco, 1.900km (que é a mesma distância de Brasília a Rio Branco!). De Belém a Brasília (sempre em linha reta), 1.600km.
.
Rio Branco é, portanto, e como sabido, um ponto distante dos principais centros de nosso Brasil.
.
Associa-se Rio Branco à floresta amazônica, o que é natural em face de um conhecimento básico de geografia. Tal associação ganha força na chegada do visitante, no próprio aeroporto local, onde o apelo ao turismo amazônico está em diversos anúncios e no comércio ali existente.
.
À distância extrema de outras capitais eu confesso que associava a expectativa de encontrar uma cidade com desenvolvimento inicial e problemas “batidos” pela mídia como inerentes às cidades do norte do país.
.
Pois bem, para os que não conhecem a cidade eu informo, não é o que encontrarão.
.
Rio Branco é uma cidade bonita, limpa, com bons acessos, bom trânsito, prédios bem construídos, parques, museus e áreas públicas muito bem conservadas. Considerando sua localização e os fatores complicadores inerentes ao fato de estar efetivamente em meio à floresta, Rio Branco, em proporção as suas dificuldades, deve ser uma das mais bem cuidadas capitais brasileiras.
.
Espere encontrar praças, visite os prédios históricos e, principalmente, curta o povo acreano.
.
Por Lauro Ribeiro, um curitibano também apaixonado por sua capital!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Boa. Deu vontade de conhecer.

Abraço,
Ricardo

3:51 PM  
Anonymous Paula said...

Olá Dr. Lauro!
Fiquei feliz quando li o que escreveu sobre Rio Branco, pois sempre havia lido ou ouvido pessoas dizerem que faltam muitos recursos na cidade, que não há internet e etc.
Gostei muito do texto, incitou-me à conhecê-la!
Parabéns pelo blog, sempre acompanho seus escritos.
Abraços.

3:13 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google